quarta-feira, 22 de abril de 2015

PROS E CONTRAS

No princípio fui contra a instalação de um quartel do Corpo de Bombeiros em Canindé. No entanto fui amadurecendo a idéia com o passar dos dias.
Analisei. Ponderei comigo mesmo os pros e contras, chegando à conclusão de que se faz necessário sim. Dentre estas ponderações, o combate a algumas imoralidades que ocorrem com muita freqüência em nosso município como construções irregulares que tem o aval público, pois este ente está ausente na grande maioria dos casos de fiscalização, ou por motivo político, ou por motivo administrativo/operacional.
Com a vinda do Corpo de Bombeiro, a fiscalização passa de certa forma a ser mais rígida, fazendo com que algumas infrações sejam punidas. A mais comum destas infrações, pude perceber, é a falta de Plantas de construção (baixa, hidráulica, elétrica).
Quando se apresenta estes documentos necessários, muitos fogem dos padrões exigidos pelas normas da ABNT, NBR, etc.
Outro ponto que por muitas vezes já fiz comentários sobre o assunto é o aluguel de prédios residenciais durante o período dos festejos alusivos a São Francisco.  
Esta prática, acredito eu, estará em vias de extinção, pois o alvará emitido por aquele órgão tem como base os rigores das leis de construção civil dentro de um mínimo aceitável para acolhimento e conseqüentemente segurança para todos.
Outro ponto que me fez mudar de idéia e ir para o lado daqueles que apóiam é o fato de que estabelecimentos que trabalham com a venda de fogos de artifício não mais o farão, pois não respeitam as normas técnicas para seu armazenamento. E isto é bom. Basta que nos lembremos do INCENDIO ocorrido na Praça Tomaz Barbosa, que apesar de não ter como causa da combustão os fogos de artifícios, guardadas as proporções, foi de grande intensidade.
Imaginemos ainda se aquele ocorrido não tivesse sido controlado por todos que estavam lá e tivessem passado para as lojas circunvizinhas e o Mercado Público? Seria um desastre total, pois não haveria tempo hábil para a chegada do Corpo de Bombeiro de Fortaleza.
Estes foram alguns pontos que levei em consideração para minha análise e conseqüentemente mudança de minha opinião.
Mas infelizmente como tudo em Canindé tem valores inversos, sei que será difícil sua instalação, senão, adiada por mais dois anos.

Por Gilson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário